voltar

DGARTES: Mais Dezoito Teatros do País com Apoio à Programação

DGARTES: Mais Dezoito Teatros do País com Apoio à Programação
A Direção-Geral das Artes comunicou hoje o projeto de decisão do concurso de apoio à programação dos teatros e cineteatros, da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP). Aos 38 teatros e cineteatros que receberam apoio à programação em 2022 na 1ª edição do concurso, juntam-se agora, nesta 2ª edição, mais 18 equipamentos promotores destes projetos. Estes 18 equipamentos irão receber um apoio financeiro num valor global de 8 000 000,00 € (oito milhões de euros) ao longo de quatro anos, num contributo decisivo para assegurar uma gestão regular e contínua da sua oferta cultural.
Com esta 2ª edição do concurso, verifica-se um reforço do apoio à programação dos equipamentos RTCP em várias das regiões NUTS II do país, sendo a região Centro a que teve maior reforço de apoios propostos (10), seguida da região Norte (4), do Alentejo (2) e do Algarve (2).

A esta fase de apresentação do projeto de decisão pelo júri do concurso, hoje divulgada, segue-se uma audiência de interessados, após a qual a comissão de apreciação divulgará os resultados.

As atividades propostas para financiamento, ao abrigo deste programa de apoio, inscrevem-se no domínio da programação, através da concretização de projetos de artes performativas e complementarmente, de cruzamento disciplinar e de artes visuais. Podem também incluir programas de residências artísticas e de ações estratégicas de mediação ou formação.

Esta modalidade de apoio tem ciclos de abertura bienais e está previsto um novo concurso já para 2025. O apoio à programação da RTCP, a par da consolidação dos equipamentos credenciados, reveste-se de uma importância estratégica no plano de investimento do Estado no setor artístico, com uma evidente repercussão na democratização do acesso às artes.