voltar

Casa Municipal da Cultura de Seia

Casa Municipal da Cultura de Seia

© Casa Municipal da Cultura de Seia

A Casa Municipal da Cultura de Seia, cujo edifício foi inaugurado em 1983, é uma estrutura de grande dimensão, propriedade do Município de Seia, localizada em pleno centro da cidade, e que engloba o Cineteatro, o Auditório, as Galerias Municipais, o Espaço Internet e a Loja Ponto Já. 
 
O Cineteatro tem uma plateia de 350 lugares, dispõe de amplo palco e camarins, sendo por isso um espaço próprio para sessões de cinema, teatro, concertos, seminários, conferências e outras práticas artísticas. 

O Auditório, onde se realizam com frequência seminários, conferências e outros eventos, é constituído por uma sala com 150 lugares, equipada com som e audiovisuais, dispondo de cabines de tradução e um hall próprio para iniciativas simultâneas, além de uma sala de reuniões, com capacidade para cerca de 40 pessoas. 

O Espaço Internet é uma estrutura que possibilita às pessoas o acesso gratuito à Internet. 

As Galerias Municipais constituem um espaço com condições próprias para exposições diversas nos domínios da pintura, cerâmica, fotografia e outras. 

A Casa Municipal da Cultura é uma das várias infraestruturas culturais da cidade, com capacidade para proporcionar condições para uma prática de animação artística complementar à oferta turística do concelho, no contexto da Serra da Estrela. Assume-se como um complexo cultural de referência na região, pela sua dimensão, pelos seus espaços e dinâmicas, mas sobretudo pelo cumprimento da sua missão.  
Podemos dizer que é, simultaneamente, o local onde se realizam os principais eventos culturais da cidade e o polo mobilizador de uma profunda interação com a comunidade urbana. A sua programação segue uma linha de enorme diversidade, contemporaneidade e cosmopolitismo, abraçando, assim, públicos diversificados e profundamente exigentes.  Promove o desenvolvimento da comunidade artística local, assumindo os agentes culturais locais como aliados e proporcionando momentos e acçoã es que possibilitem o seu envolvimento.  A conceção da Casa da Cultura, como espaço público, afirma-se como espaço de encontro e intercâmbio, lugar central na vida da cidade e referência identitária da população.

Para além da sua programação regular anual, este complexo acolhe diversos festivais:  
CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela (CMS); ARTIS – Festival de Artes de Seia (Associação Arte e Imagem de Seia); DME – Dias da Muí sica Eletroacuí stica (Associação de Fomento Artístico); Festival de Orquestras de Música Ligeira (OJSE); Seia Jazz & Blues (CMS).
 

Próximo equipamento

Centro Cultural de Lagos

Câmara Municipal de Lagos