voltar

Centro Cultural de Lagos

Centro Cultural de Lagos

© Centro Cultural de Lagos

O Centro Cultural de Lagos é um espaço multidisciplinar para a produção e apresentação de atividades culturais, com especial vocação para a realização de eventos no domínio das artes performativas e das artes visuais.
Dispõe de um auditório com capacidade para 275 espectadores, uma área de exposições temporárias de 500 m2 distribuídas por três salas. Conta também com 2 salas de animação e um pátio descoberto onde também se promovem vários eventos culturais e artísticos.
As origens do Centro Cultural remontam aos anos anos setenta. As atividades culturais que então emergiam começaram a fazer sentir, cada vez mais, a necessidade de um Centro Cultural que possibilitasse iniciativas e que constituísse um polo de dinamização e divulgação cultural.

Hoje o Centro Cultural é o equipamento ex-libris da vida cultural do município de Lagos tendo em vista: 
- a divulgação das artes do espetáculo, através de um a programação diversificada e de qualidade, com expressões plurais e acessíveis a todos;
- a criação, formação e fidelização de públicos;
- a qualificação do tecido cultural e artístico local;
- a cooperação com outros agentes culturais públicos e privados, sejam eles, locais, nacionais e internacionais;

A estratégia de programação do Centro Cultural de Lagos tem passado por propor, imaginar novos olhares e novas leituras sobre a vida e sobre a realidade, através de diferentes propostas artísticas. Tem sido um desafio constante aos agentes culturais à produção ou coprodução de novos espetáculos; Tem sido criar diálogo permanente com os vários públicos, conduzindo-os à descoberta de novas linguagens e experiências. 

Eixos estratégicos:
Eixo 1 - Divulgar e valorizar a oferta cultural /A aposta numa programação diferenciadora, que envolva agentes, instituições, associações, em torno de ações e eventos mobilizadores, personalizados e inovadores.

Eixo 2 - Criação e Formação de Públicos / Procuramos facilitar o acesso à formação e informação cultural de base com programas e contactos regulares com estruturas de criação, escolas e movimento associativo, entre outros organismos descentralizados do estado.

Eixo 3 - Afirmar a marca Lagos de descobertas, turismo de excelência, como polo de criação artística regional e nacional. A promoção de grandes eventos é vital para a afirmação local como polo de itinerância da criação artística nacional, pelos são regularmente desenvolvidas ações de parceria com instituições e agentes culturais de referencia.

Eixo 4 - Incentivar a criação e produção artística local como forma de estímulo de talentos e a liberdade de criação, através de apoios ao associativismo cultural, numa ótica de promoção da identidade local e regional, e a promoção turística.

 

Direção artística / Programação:
José Viegas
jose.viegas@cm-lagos.pt
 

Próximo equipamento

Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros

Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros