voltar

Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre

Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre

© CAE Portalegre

O Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre está situado em pleno centro histórico da cidade, no local onde foi um dia o beatério de S. Brás.
 
Com uma localização privilegiada pela proximidade com outros equipamentos culturais (Espaço Robinson, Casa Museu José Régio, Centro de Artesanato, Praça da República, Convento de S. Francisco e Parque de Estacionamento de S. Francisco), cria um eixo e uma nova centralidade, que reforça a complementaridade e a dinâmica entre todos eles, constituindo nesta área um núcleo cultural de grande relevância. Inaugurado em 19 de Maio de 2006, detêm 3 espaços distintos, um grande auditório com forte programação a nível nacional e internacional; um pequeno auditório, que assenta numa programação mais erudita e da apresentação de artistas emergentes, e uma sala polivalente que funciona de forma regular como espaço de café concerto, onde decorre o projeto ‘Quina das Beatas’ de apoio e promoção da nova música portuguesa. O CAEP é assim um importante meio para a divulgação e apoio da cultura tanto a nível nacional como internacional. Procurando sempre promover os artistas da terra.

Sumário das valias técnicas do recinto 
Boa qualidade arquitectónica, tanto nas áreas publicas como nas áreas de serviço/técnicas, proporcionando a sua utilização tanto pelos espectadores como pelo corpo técnico de forma simples e eficaz. 

Forte preocupação desde o inicio na eficiência energética do edifício, estando este dotado de sistemas de iluminação economizadoras, bem como de temporizadores de forma a diminuir o consumo de energia. No campo da reciclagem também foram tomadas precauções existindo em todo o edifício (áreas publicas e de serviço) eco pontos para separação de lixo.

Grande Auditório de cerca de 500 lugares, um pequeno auditório de cerca de 150 lugares, uma ampla sala polivalente, dotado de camarins para um máximo de 50 artistas, espaços de gestão, produção e administração, garantem uma enorme flexibilidade na adaptação das actividades agendadas (espectáculos, seminários, debates, serviço educativo, etc) aos espaços mais indicados para a sua realização, maximizando desta forma recurvos humanos e energéticos. 

É dotado do equipamento técnico fundamental para exibição de cinema, a produção artística (áreas de teatro, dança e música) e para acolhimento, com um palco de 10x12 metros no Grande auditório, suficiente para acolher qualquer tipo de espectáculo, nas diversas vertentes das artes do espectáculo.

Equipamento de som e luz auto-suficiente para acolher qualquer tipo de espectáculo.
 
Desde a sua abertura dispõe de bilheteira electrónica, permitindo desta forma uma gestão, controlo e acompanhamento de dados de afluência ao recinto.

Em suma, uma infra-estrutura capaz de responder em qualidade quer ao significativo aumento dos públicos consumidores de cultura da cidade, quer num âmbito geográfico mais vasto à região e ao país. 
 

Direção artística / Programação:
Joaquim Ribeiro
joaquim.ribeiro@cm-portalegre.pt
 

Próximo equipamento

Centro de Artes e Espectáculos (CAE)

Câmara Municipal da Figueira da Foz