voltar

Cine-Teatro de Estarreja

Cine-Teatro de Estarreja

© Cine-Teatro de Estarreja

O Cine-Teatro de Estarreja afirma-se como projeto âncora da política cultural municipal,  da rede de equipamentos culturais municipais, que coloca a cultura ao serviço do  território, da comunidade e da economia criativa.

 
O início da construção do Cine-Teatro de Estarreja data de 1947, tendo sido inaugurado  em 12 de março de 1950. Depois de décadas de atividade, foi perdendo lentamente a  sua importância, até ao seu encerramento nos anos 90. Reabre em 18 de junho de 2005,  depois de profundas remodelações na sua estrutura e equipamentos, até aos dias de  hoje: auditório com 508 lugares, dividido entre plateia, 312 lugares, sendo 6 PMR e  balcão 196 lugares, com régie aberta ao nível da plateia em zona corta-fogo separada. 

Devidamente equipado para receber espetáculos de música, dança, teatro e outras artes  performativas, dispõe de sistema de cinema digital, mantendo o desígnio de Cine Teatro. Os espaços complementares preenchem o restante edifício: Café-Concerto,  camarins, gabinetes administrativos e de apoio técnico. A área destinada ao público,  garante a participação de pessoas com deficiência ou incapacidade.  

O CTE materializa a valorização do  território e dos seus agentes culturais, educativos e criativos, fomentando o  envolvimento ea capacitação da comunidade nos diversos projetos artísticos e culturais.  Desde a sua reabertura mantém programação regular, apostando numa oferta cultural  de qualidade e abrangente às diferentes áreas artísticas e públicos. Mantém na sua  programação, com periodicidade anual, um ciclo de “Concertos Íntimos”, o Festival de  Jazz de Estarreja, “Estarrejazz”, o circuito português de música ao vivo “Outonalidades”  e o Festival Intermunicipal de músicas do mundo “Festim”.  

Assente nos princípios da Educação pela Arte e da Aprendizagem ao Longo da Vida, o  LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa, serviço educativo municipal, assume um  papel mediador e de diálogo com os públicos, consolidando as relações de confiança  com a comunidade através da captação, formação e fidelização de públicos. Neste  âmbito, para além do acolhimento de algumas residências artísticas e coproduções,  trabalhamos, ao longo do ano, a formação artística das nossas crianças e jovens,  particularmente na área do teatro e da música, nomeadamente com a formação de  grupos de teatro infantil e juvenil: “Trama” e “Teatro do Desassossego”,  respetivamente, e com a formação da OJE “Orquestra de Jazz de Estarreja”, marcas  artísticas do território e do Cine-Teatro de Estarreja. Dividimos as palavras de Leonardo Coimbra: “A primeira educação deve ser artística”.  Procuramos, deste modo dar, um passo em frente na consolidação da ponte entre a cultura e a educação, convictos que a cultura é uma força transformadora e  regeneradora da sociedade.  
 

Direção artística / Programação:
Luís Portugal
dcet@cm-estarreja.pt


 

Próximo equipamento

Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço

Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço