voltar

Cineteatro Alba

Cineteatro Alba

© Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha

O Cineteatro Alba é um espaço de apresentação, produção, acolhimento e criação de espetáculos nas áreas performativas da música, teatro, dança, novo circo, entre outros cruzamentos disciplinares, bem como de cinema e artes plásticas, funcionando em articulação com os espaços pertencentes à rede cultural do município de Albergaria-a-Velha.

A sua programação promove a formação, qualificação e fidelização dos públicos, através da realização de projetos artísticos que privilegiam a utilização dos recursos materiais e imateriais do território. É ainda missão deste equipamento cultural o encontro entre o público e a criação artística contemporânea, desenvolvendo novos olhares e linguagens sobre a atualidade e incentivando a criatividade.

Inaugurado a 11 de Fevereiro de 1950, o Cineteatro Alba tornou-se numa “das melhores, mais modernas e mais luxuosas casas de espectáculos do País”. Dotado de excelentes condições técnicas, foi palco de um enorme repertório cultural, com a passagem de muitos dos nomes mais sonantes do teatro e da revista. O cinema teve um papel preponderante na dinamização com as famosas máquinas “Gaumont Kalle 21” que projetaram os filmes de sessões inesquecíveis para algumas gerações de jovens albergarienses. Depois de cerca de três décadas de glória, nos anos 80, começa a notar-se o seu desgaste, quer em termos físicos, quer técnicos, quer de programação, esta última muito pelo manifesto declínio da atividade cinematográfica, um pouco por todo o País, aventando-se o seu fim, total ou parcial.

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha deliberou adquirir este equipamento cultural em 1995, estabelecendo um Acordo de Cooperação com o Ministério da Cultura, assinado a 18 de Fevereiro de 1997 pelo Dr. Rui Marques, que lhe garantiria uma comparticipação de 37.500.000 de escudos. A 3 de Maio de 1997, o Cineteatro Alba retomou a sua atividade, ainda que sem programação regular, servindo, especialmente, os agentes locais. Em 2002, o novo Executivo autárquico, sob a presidência do Prof. João Agostinho Pereira, dá início a um novo processo, tendo em vista a requalificação do Cineteatro Alba, estabelecendo contactos com os diferentes organismos do Estado no sentido de garantir o apoio, técnico e financeiro, necessário para a concretização daquele objetivo. A 27 de Abril de 2012, depois de vinte meses de trabalhos de restauro e requalificação, num investimento de cerca de 3,2 milhões de euros, o Cineteatro Alba (re)abre as portas ao público com a ambição de ser uma nova referência de produção artística e fruição cultural na região e no país.
 

Direção artística / Programação:
Pedro Teixeira
ctalba@cm-albergaria.pt
 

Próximo equipamento

Cineteatro Curvo Semedo

Câmara Municipal de Montemor-o-Novo