voltar

Teatro Miguel Franco

Teatro Miguel Franco
O Teatro Miguel Franco encontra-se integrado no Mercado de Sant’Ana – Centro Cultural, Anteriormente um Mercado Municipal. Este espaço foi alvo de intervenções arqueológicas em 1999/2000, inseridas nas obras de reestruturação e reabilitação do edifício, tendo sido inaugurado, em 2003, um Centro Cultural que engloba, nas suas mais variadas valências, uma Galeria Municipal, um Teatro, um espaço dedicado a serviços educativos, bem como espaços dedicados ao comércio e escritórios.
 
O Teatro Miguel Franco é um auditório acolhedor com uma plateia com capacidade para 210 lugares sentados, mais três lugares destinados a cadeiras de rodas.

Apresentação / história
Durante o Séc. XV, Catarina de Bragança, Condessa de Loulé, adquire os terrenos para a fundação do futuro convento de Sant’Ana, sendo a inauguração deste último no ano de 1498, acolhendo uma comunidade de religiosas dominicanas. Depois de sofrer um incêndio, em 1810, provocado pelas tropas napoleónicas, este espaço passa a ser utilizado como escola do ensino elementar, até ser adquirido pela Câmara Municipal de Leiria, que inicia obras de demolição do convento. O projecto de concepção e realização de um mercado municipal fechado é adjudicado a Ernesto Korrodi, sendo que as obras para esta construção são iniciadas em 1926. Assim, em 1931, o Mercado Municipal é inaugurado. Em 1999 / 2000, são levadas a cabo escavações arqueológicas, inseridas nas obras de reestruturação e reabilitação do edifício, que daria lugar, em 2003, a um Centro Cultural: Mercado de Sant’Ana – Centro Cultural.
Este Centro Cultural engloba, nas suas muitas valências, uma Galeria Municipal, um Teatro, um espaço dedicado às novas tecnologias – Espaço Internet, assim como espaços dedicados ao comércio e escritórios. O novo Centro Cultural começou a funcionar em Setembro de 2003, sendo que a sua primeira iniciativa oficial foi a realização do Festival de Jazz da Alta Estremadura, no Teatro Miguel Franco. A gestão e programação cultural deste espaço estão a cargo da Câmara Municipal de Leiria – Divisão de Cultura e Gestão de Espaços Culturais.
 

Direção artística / Programação:
José Manuel Pires
josepires@teatrojlsilva.pt / teatromfranco@teatrojlsilva.pt

 

Próximo equipamento

Teatro Municipal Baltazar Dias

Câmara Municipal do Funchal