voltar

Trinta e oito equipamentos de todo o país vão receber apoio no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

Trinta e oito equipamentos de todo o país vão receber apoio no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses
A proposta de decisão, hoje comunicada aos interessados, prevê a atribuição de apoios a 38 equipamentos culturais, com valores entre os 50 mil e os 200 mil euros anuais, em 2022, 2023, 2024 e 2025, em 18 NUTS III do país. O objetivo principal é promover uma oferta cultural regular e contínua em todo o território.
O Concurso de Apoio à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), o primeiro a ser promovido no país, recebeu 61 candidaturas; destas foram excluídas 4 em fase de verificação, pelo que a comissão apreciou um total de 57 candidaturas.
No caso das regiões de Aveiro, Médio Tejo, Alto Minho, Área Metropolitana de Lisboa, Algarve, Beiras e Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões mais de metade dos equipamentos culturais serão apoiados. Destacam-se as regiões de Coimbra, Braga e Cávado, onde todos os equipamentos que concorreram estão propostos para apoio.
Nesta linha de apoio, o financiamento do Estado é atribuído de acordo com diferentes patamares e corresponde, no máximo, a metade do orçamento global do plano proposto, sendo os restantes 50 % assegurados pela entidade gestora do equipamento. As entidades que concorreram foram avaliadas tendo em conta a apresentação de um plano de programação dedicado às artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), podendo ainda incluir outras áreas, como o cruzamento disciplinar, artes visuais, cinema, residências e ações de mediação e de formação. A apresentação de, pelo menos, 15% de obras que tenham recebido apoio da DGARTES, no domínio da criação, e a realização de, no mínimo, 10% de coproduções originais, foram outros dos critérios considerados na análise das candidaturas. Segue-se, agora, um período de 10 dias úteis para audiência de interessados.
De modo a aumentar o número de entidades apoiadas e de territórios abrangidos, está previsto um novo concurso já em 2023.
Por outro lado, no próximo mês de maio, será ativado no plano nacional, de forma inédita, um conjunto de ações de valorização e qualificação de recursos humanos, com enfoque em várias áreas/funções profissionais (da técnica à programação, da mediação à comunicação, da acessibilidade ao financiamento), que contribuirá para uma maior capacitação dos recursos humanos das entidades que integram a RTCP, bem como de outras que venham a ingressar.
Este programa de capacitação, com uma duração de 8 meses, visa sensibilizar e capacitar entidades credenciadas através da aquisição de competências técnicas assim como de planeamento e implementação de estratégias de programação, gestão, financiamento e divulgação no âmbito da produção de atividades artísticas.
_
A existência da #RTCP também é um convite: Conheça os Nossos Palcos.
_
#osnossospalcos #dgartes #rtcp