voltar

Cine-Teatro Garrett

Cine-Teatro Garrett

© José Carlos Marques

A popularidade da Póvoa de Varzim como eminente instância balnear, nos finais do século XIX, levou à construção de um edifício permanente para o teatro, em 1890, o Theatro Garrett, mais tarde renomeado Cine-Teatro Garrett, designação que mantém até hoje.
O Theatro Garrett foi um espaço fundamental para a sociedade poveira da época, com um enorme impacto também na zona norte de Portugal. Muitos foram os que aqui estrearam na sua relação com as artes do espetáculo, nesta cidade de alma cosmopolita, conhecida por ser ponto de encontro e local de tertúlias de escritores e artistas. Passaram por este palco os grandes atores portugueses e de fama mundial em digressão por Portugal e importantes companhias e artistas.

No dealbar do século XX, a Póvoa de Varzim fazia parte do roteiro dos grandes espetáculos nacionais e internacionais, aqui as vedetas da época iniciavam a sua tournée por Portugal e o Theatro Garrett era o grande teatro da época. Assim se manteve até mais de meados do século XX, quando, como muitos dos teatros portugueses entrou num período de decadência e encerrou. Durante os anos 90 do século XX, o executivo municipal decidiu adquirir o edifício, evitando, assim, a sua utilização para fins diferentes daqueles para os quais tinha sido projetado e construído. Após uma profunda e completa remodelação, o Cine-Teatro Garrett reabriu portas ao público no dia 14 de junho de 2014, com a apresentação do conceituado músico Rodrigo Leão. A recuperação dotou o espaço com a mais recente tecnologia e infraestruturas, preparando-o para acolher ou criar as produções mais exigentes.

O Cine-Teatro Garrett é, pois, uma estrutura municipal, cuja missão e objetivos estão orientados para a captação, formação e fidelização dos mais variados públicos, procurando implementar uma relação de proximidade entre os espectadores e a programação artística, que se pretende eclética, inclusiva e convidativa. Subjacentes às opções programáticas, estão preocupações de inclusão social e envolvimento da comunidade, como se espera, de resto, de um espaço municipal.

Na procura desta transversalidade programática proporcionadora de oportunidades de fruição cultural a todos os públicos, a principal preocupação do Cine-Teatro Garrett aponta para a construção de um plano cultural diversificado e regular que contemple uma oferta equilibrada, no sentido de satisfazer várias franjas de público, quer em termos de tipologias de espetáculos (música, teatro, dança, cinema, seminários, conferências, festivais e exposições, entre outros), quer em termos de faixas etárias e perfis culturais, na sua globalidade.
A programação do Cine-Teatro Garrett não se esgota, contudo, na agenda artística própria.

Ao longo dos anos, o município, consciente da riqueza do seu património e tradições locais e atento às dinâmicas dos seus habitantes, tem dado espaço e incentivado e apoiado as associações, entidades e promotores locais, ora pontualmente, ora através de parcerias e protocolos. Desde 2014, mais de 360 espetáculos, organizados por entidades do concelho, serviram de complemento à programação própria do espaço. Com a reinauguração do Cine-Teatro Garrett a vida cultural regressou ao centro da cidade criando uma dinâmica própria de interação com os cidadãos.
 

Direção artística / Programação:
Maria Manuela Costa Ribeiro
manuelaribeiro@cm-pvarzim.pt
 

Próximo equipamento

Cine-teatro Paraíso

Câmara Municipal de Tomar