voltar

Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida

Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida

©DR

Outrora construído em madeira e localizado na Rua Miguel Pais, o Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida deve o seu nome a Joaquim de Almeida, ator consagrado do séc. XIX. Foi inaugurado em 1957 no local da velha Praça de Touros, junto ao antigo convento de Nossa Senhora da Graça, dos frades agostinhos. Durante vários anos a sua imponência volumétrica destacou-se fortemente num contexto urbano que pautava por habitações de cariz popular e de reduzidas dimensões.
O projeto do edifício, concebido pelo arquiteto Sérgio Gomes, deve-se à iniciativa de quatro empresários de Montijo (Isidoro Sampaio de Oliveira, José Salgado de Oliveira, Luís da Silva Salgado de Oliveira e Gabriel da Fonseca Mimoso (pai)), revelando desta forma a importância cultural das indústrias locais que, na época, conheceram franco desenvolvimento. As esculturas à entrada, da autoria de José Farinha e Martins Correia, representam cinco figuras femininas evocando assim as musas inspiradoras da mitologia em alusão ao Teatro, à Poesia, à Dança, à Música e ao Talento, aliando desta forma a beleza da Arquitetura e da Arte.A inauguração ficou marcada com a apresentação da peça “Prémio Nobel” da Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, mas rapidamente a sua atividade se passou a concentrar no Cinema com uma sala de 1220 lugares muitas vezes lotada. Em 1991, após 34 anos ao serviço da população, o Cinema-Teatro encerrou portas sendo adquirido pela Câmara Municipal do Montijo em 1999.

Reconhecendo o valor e a importância deste edifício para a cultura local, a Autarquia procedeu a profundas obras de adaptação e requalificação e voltou a abrir o Cinema-Teatro ao público em Agosto de 2005 enquanto principal equipamento cultural ligado às Artes. Sala de espetáculos em formato de auditório, contempla uma área bruta de 3298m2 com palco fixo composto por três panos intercalados, falsas quarteladas, proscénio, fosso de orquestra, régies de tradução simultânea, plateia e balcão.
Atualmente com uma lotação de 643 lugares (quatro deles para pessoas com mobilidade reduzida) o Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida dispõe ainda, além da sala principal, de amplos espaços de receção do público, serviço medi@rt (fonoteca, videoteca e ciberteca), cafetaria e um versátil foyer regularmente convertido em sala de formação, exposições, catering e showcase. Tem como missão prestar um serviço público que salvaguarde os interesses dos cidadãos, nomeadamente o direito constitucionalmente reconhecido de acesso à Educação e à Cultura.

A programação foca-se sobretudo numa oferta regular e diversificada de espetáculos e demais atividades ligadas às artes performativas, fortalecendo a relação entre o teatro e as pessoas através de estratégias de mediação com o objetivo de fomentar a criação artística, o pensamento crítico e a descoberta, bem como o envolvimento dos agentes culturais, da massa empresarial, do movimento associativo, da comunidade educativa e da população em geral na vida cultural da Cidade.

 

Direção artística / Programação:
Sandra Coelho
scoelho@mun-montijo.pt
 

Próximo equipamento

Cineteatro Alba

Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha