voltar

DGARTES dá início a programa de qualificação e capacitação dos recursos humanos da RTCP

DGARTES dá início a programa de qualificação e capacitação dos recursos humanos da RTCP
A Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) é um instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento da coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes.

Para além do regime de credenciação, que atesta os padrões de rigor e de qualidade no exercício das atividades destes equipamentos, a RTCP visa ainda a promoção da qualificação dos seus recursos humanos com o intuito de capacitar as equipas através da aquisição de competências técnicas, assim como de planeamento e implementação de estratégias de programação, gestão, financiamento e divulgação no âmbito da produção de atividades artísticas, entendendo o seu contexto de implantação e as consequências na valorização dos agentes, das populações e dos territórios.

Neste sentido, a DGARTES dá início, já no próximo dia 16 de maio, a um conjunto de ações de valorização e qualificação dos recursos humanos afetos aos 81 equipamentos que integram a RTCP, a realizar em todas as regiões do país: Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Algarve, Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Este plano poderá ainda, mediante disponibilidade de vagas, ser extensível a outras entidades ainda não credenciadas no âmbito da RTCP, de modo a contribuir, assim, para a sua maior preparação e capacitação visando um potencial ingresso na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

O plano de formação é composto por 13 módulos:

Ações de formação na modalidade presencial
. O PROGRAMA ARTÍSTICO E CULTURAL DO TEATRO
. A DIREÇÃO DE CENA E A DIREÇÃO TÉCNICA NO TEATRO
. AS COMPONENTES TÉCNICAS DO TEATRO I - SOM
. AS COMPONENTES TÉCNICAS DO TEATRO II - LUZ
. AS COMPONENTES TÉCNICAS DO TEATRO III - VÍDEO

Ações de formação na modalidade à distância
. A GESTÃO DO TEATRO I
. A GESTÃO DO TEATRO II
. A GESTÃO DO TEATRO III
. A PRODUÇÃO DE PROJETOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS
. UM TEATRO E UMA PROGRAMAÇÃO ACESSÍVEIS
. A COMUNICAÇÃO DO (E NO) TEATRO
. TEATROS E PÚBLICOS: OS DESAFIOS DIGITAIS
. A MEDIAÇÃO CULTURAL E O SERVIÇO EDUCATIVO NUM TEATRO
 
Este programa tem a duração de oito meses e encontra-se organizado em três diferentes fases. A primeira fase de formação decorrerá entre 16 de maio e 13 de julho, e o respetivo calendário pode ser consultado aqui. O formulário de inscrição está disponível aqui.